sexta-feira, 2 de março de 2012

Cartão do SUS agora é obrigatório nos hospitais públicos


A partir desta quinta-feira, 1º de março, hospitais, postos de saúde e clínicas que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) são obrigados a registrar o número do Cartão Nacional de Saúde dos pacientes nos prontuários e formulários de atendimento.

EUNÁPOLIS

No Hospital Regional de Eunápolis a medida foi antecipada, informa o diretor administrativo, Jairo Júnior. Ele disse ao Rede Imprensa Livre que a unidade de saúde já vem anotando o número do cartão do SUS no prontuário dos pacientes há algum tempo.

COMO FAZER O CARTÃO

Para fazer o cartão do SUS basta apresentar a carteira de identidade e comprovante de endereço. O número sai na hora e o cartão chega pelos Correios.

O hospital deve registrar o número do cartão nos documentos de entrada do paciente, de internação e na alta hospitalar.

Se o paciente não souber informar o número, o atendente deve consultar o sistema de dados do SUS. Caso não tenha o cartão, o atendimento não pode ser negado ao paciente.

A meta é que todos os brasileiros tenham o cartão até 2014, com um número único e válido em todo o Brasil.

OBJETIVO

Com o registro do cartão, o governo federal quer monitorar o histórico de consultas, exames, cirurgias e internações de quem passa pela rede pública e reunir essas informações em uma base nacional que possa ser acessada por qualquer hospital público.

Por exemplo, o médico poderá saber a data, cidade e o número de vezes que um paciente foi internado.

De acordo com o Ministério da Saúde, será definido ainda o registro dos usuários de planos de saúde no cadastro do cartão. Mesmo sem o documento, o atendimento está garantido aos clientes de planos.

A partir de 1 de abril os hospitais também deverão anotar o telefone do paciente no prontuário, para que as auditorias sejam feitas também por telefone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário